top of page

Resenha do livro: Memórias - Xuxa Meneghel

Atualizado: 16 de jan.

Xuper' recomendo! | Xuxa lança autobiografia e diz “Vamos apertar o botãozinho do fod*-se e vamos viver”


Resenhado livro: Memórias de Xuxa Meneghel

As páginas iniciais do livro são intensas, desvendando muito mais sobre Xuxa do que o que foi exposto no memorável segmento "O que vi da vida" no programa Fantástico. A leitura provoca uma sensação de choque, tocando profundamente o leitor, especialmente ao considerarmos as crianças ao nosso redor que podem estar enfrentando situações similares sem conseguir expressar ou buscar ajuda.


A obra então transita da infância traumática para explorar as aventuras de Xuxa, a icônica "Rainha dos Baixinhos". O caminho de Maria da Graça Meneghel até alcançar este título na década de 1980 é cativante, e eu me vi consumindo as 272 páginas em apenas dois dias.


A autobiografia, que vendeu 100 mil cópias no dia seguinte ao seu lançamento pela Editora Globo, em 2020, apresenta Xuxa como uma figura humana, mas ao mesmo tempo idolatrada por seus fãs. Através da narrativa, percebe-se que, apesar de seu começo modesto, Xuxa se destacou inicialmente por sua beleza, mas permaneceu no cenário devido ao seu carisma, talento e integridade.


O livro revela também os aspectos sombrios e inesperados dos bastidores, incluindo a crua realidade dos "testes do sofá" na televisão, conforme confidenciado pela própria Xuxa. A narrativa toca em temas controversos, como abusos de poder na mídia e até propostas indecorosas de figuras políticas, deixando algumas verdades ocultas.


Para aqueles curiosos sobre as relações de Xuxa com personalidades como Pelé e Luciano Szafir, o livro traz revelações. Além disso, a obra também compartilha momentos de amor, amizade, fé, humanidade, música e poesia, envolvendo figuras como Alda, Sasha, Ayrton Senna, Luiza Brunet, Junno, além de seus animais e seu compromisso com o veganismo.


As memórias de Xuxa Meneghel

Um destaque são as seções fotográficas escolhidas pela própria Xuxa, incluindo imagens inéditas. Contudo, como fã, senti falta de detalhes sobre os bastidores de momentos icônicos de sua carreira, como gravações de álbuns, filmes, shows, sua transição da Globo para a Record, e sua relação com Marlene Mattos. Por outro lado, o livro esclarece rumores como o pacto com o diabo, o incidente no Xuxa Parque, sua relação com seu pai Meneghel e a influência da TV Manchete em sua vida.


É importante mencionar que a autora destinará todos os royalties do livro para a Aldeia Nissi e santuários de animais resgatados.


Um dos conselhos citados por Xuxa que, certamente, vou levar comigo daqui pra frente é:

Quer ser feliz? Vamos apertar o botãozinho do foda-se e vamos viver!

É isso! ♥


Xuper Recomendo! Sem dúvida é uma grande obra para os fãs que ainda permanecem sendo o baixinho da Rainha Xuxa.


Ficha técnica

Editora: Globo | Lançamento: 2020 | Capa comum: 317 páginas | Também disponível em formato digital | Compre aqui!

 

■ Por Richard Günter

Jornalista, pós-graduado em Roteiro Audiovisual e graduando de Cinema

1.208 visualizações
bottom of page